Foto da antiga igreja.Fonte:http://santanadavargem.mg.gov.br/index.php

A história da Câmara Municipal se coincide com a história do próprio município de Santana da Vargem.

Por volta de 1861, os primeiros desbravadores chegam às margens da planície e se instalaram contruindo um pequeno povoado ao redor da Paróquia de Santa’ana. Conforme documento constante no site do IBGE no endereço: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/minasgerais/santanadavargem.pdf,

"Conta-se que alguns proprietários de terras da região, que hoje fazem parte do município,doaram parte da mesma à Senhora Sant’Ana, sendo  eles Pedro Pinto, José Selestino Terra, Dr.Fernando Leal, Lucas Fernando, João Vilela Figueiredo, João Evangelista Mendonça, LuizMendonça e outros. Por volta de 1862, ergueram uma capelinha que tinha a frente voltada paraos terrenos de Pedro Pinto, dedicada ao culto de Sat’Ana.
A devoção à Santa Ana, a fertilidade do solo e a suavidade do clima da região, fizeram com que, ao redor da capelinha, fossem se fixando moradores, explorando a agricultura e pecuária. Deu-se então a criação de um povoado, que se foi desabrochando com o passar dos tempos.
      O nome que mais tarde a povoação recebeu, acha-se bem enraizado na religiosidade do povo e na localização do município às margens de um ribeirão, que corta o solo municipal em toda sua extensão, fazendo com que formem as “vargens”. Assim sendo, da devoção à Santa Ana e da presença marcante do Ribeirão, originou-se o nome: “Santana da Vargem”. "

O povoado cresceu muito em 11 anos e foi elevado a distrito pela Lei Mineira n.º 1999, de 14 de novembro de 1873,  subordinado a Três Pontas, já com o nome de Sant'Anna da Vargem. O distrito foi elevado à Paróquia pela Lei n.º 2402, em 05 de novembro do mesmo ano, tendo como primeiro vigário o padre José Maria Rabello Campos.

No ano de 1958, os cidadãos vargenses aspiravam a autonomia municipal. Sant'Anna da Vargem, a época  já possuía condições de desmembrar-se de Três Pontas.

Foram atribuídos alguns nomes à cidade: Vargem Grande; Itaquicê; Mombuca; contudo só constaram nos decretos e leis. Ninguém tomou conhecimento e a partir de sua emancipação política criada pela Lei 2.764 - de 20 de dezembro de 1962, desmembrado do município de Três Pontas, ficou decidido o nome de SANTANA DA VARGEM.

Segundo o Art 6° da Lei 2.764 - de 20 de dezembro de 1962, Nas circunscrições criadas nesta lei, as eleições para Prefeito, VicePrefeito, Vereadores e Juízes de Paz e seus Suplentes serão realizadas cento e vinte (120) dias depois de sua instalação e a posse dar-se-á sessenta (60) dias após as eleições.

Segundo o livro de registros de 1° de primeiro de setembro de 1963, se tem notícia em sua primeira página da reunião Especial ocorrida em 30 de agosto de 1963, contando com a presença dos seguintes vereadores: Reynaldo Leonel de Rezende Alvim, Francisco José de Mesquita, José dos Santos Maganha, Mario Pereira, Mario Justiniano Costa, Geraldo Alvares de Oliveira, José da Silva Velho, João Rossi Figueiredo, Jonas Botrel Rabêlo. Abaixo pode ser visualizada a foto da antiga igreja e praça de Santana da Vargem: Figura1.

Já a primeira Sessão Ordinária, segundo o mesmo livro de Registros, ocorreu em 26 de Setembro de 1963 contando com a presença dos seguintes vereadores: Reynaldo Leonel de Rezende Alvim, Francisco José de Mesquita, José dos Santos Maganha, Mario Pereira, José da Silva Velho, João Rossi Figueiredo, Jonas Botrel Rabêlo.

A Lei Orgânica do Município foi elaborada 31 de dezembro de 1999, tendo, posteriormente algumas emendas. Contando com a participação dos seguintes vereadores: José Antônio Troleis Neto, Presidente; Vitor Leite da Silva, Vice-Presidente; Expedito Alves de Oliveira, Secretário; Joel Ferreira Lopes, 2º Secretário; Dalise Helena Pereira, Izaías Cizouto, João Lima Filho, Walter Silva.

Fonte: (PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DA VARGEM. História. Disponível em < http://www.santanadavargem.mg.gov.br/> Acesso em: 5 de janeiro de 2014)

Abaixo se visualiza a fachada da nova sede inaugurada em 2012.

Frente do Plenário